KIABO INSTRUMENTAL


O grupo surgiu em 2009, na época como Trio Kiabo, reunindo três jovens músicos de Florianópolis / Santa Catarina – Rafael Meksenas (Guitarra), Pedro Loch (Violão), Mateus Mira (Bateria e percussão) – dedicados a fazer Música Instrumental Brasileira. A proposta inicial era fazer música apenas por diversão, sem grandes compromissos profissionais, aproveitando a sintonia musical do trio.
Devido a boa aceitação do público durante o primeiro ano, o grupo passou a trilhar novos caminhos. Resolveu-se criar um trabalho mais sério, e o repertório que antes era marcado por canções brasileiras já consagradas, passou a se dedicar ao material autoral, trazendo em seu caldeirão de influências músicos de Florianópolis como Alegre Corrêa, Guinha Ramires e Luiz Gustavo Zago, além de nomes importantes do cancioneiro brasileiro como Chico Buarque, Guinga, Edu Lobo e Tom Jobim e nomes do Jazz como Miles Davis, Herbie Hancock e Brad Mehldau.
Em 2011 o grupo se juntou a dupla de cantores e compositores Tatiana Cobbett e Marcoliva e a flautista Larissa Galvão, formando o grupo Sonora Parceria, que mistura em seu repertório autoral, canções e música instrumental. Com esse grupo gravou no mesmo ano o disco “Música Súbita”, no estúdio Oficina Art de Alegre Corrêa, em Florianópolis, que teve a participação de músicos importantes no cenário musical do Estado. O disco foi financiado pela plataforma de internet Catarse, que trabalha com o sistema de Financiamento Coletivo (Crowdfounding). Em Fevereiro de 2012 o disco do grupo Sonora Parceria foi lançado no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis. Em Agosto o grupo também fez o lançamento do seu disco em São Paulo, no teatro do SESC Pompéia. Com um grupo reduzido, fez uma série de 4 shows em Aracaju/Sergipe, além de uma turnê pelo Mercosul, se apresentando pelas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Montevideo e Buenos Aires.
Em 2011, o até então Trio Kiabo somou ao seu time a flautista Larissa Galvão, passando assim a se chamar Kiabo Instrumental. No mesmo ano, o grupo se apresentou na abertura e no final do show da cantora e compositora Badi Assad, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.