TRAMA TRIO


Trama trio é um grupo instrumental autoral formado pelos músicos catarinenses Gabriel Vieira (violino), Rafael Calegari (contrabaixo) e Pedro Loch (violão). Suas composições e interpretações seguem referências de diversas esferas da música brasileira, como o violino popular, os ritmos tradicionais do sul do Brasil, além de fortes influências do samba, choro, baião, maracatu, entre outros.

Com uma rica sonoridade baseada em instrumentos de cordas, o estilo percussivo e rítmico de cada músico passeia pelos mais variados ritmos brasileiros e sul-americanos, preenchendo lacunas e funções dos instrumentos de percussão tradicionais. A formação acadêmica em música de seus integrantes possibilita uma união entre os ritmos e tradições da música popular com o conhecimento e a erudição em harmonia, arranjo e composição. O mergulho nessas diferentes esferas da música torna possível um trabalho de caráter intimista, que explora ritmos e dinâmicas, unindo o simples ao rebuscado, o popular ao acadêmico.

Mergulho


Primeiro trabalho do grupo, o disco Mergulho, foi um projeto contemplado pelo edital Elisabete Anderle, concebido pela Fundação Catarinense de Cultura. Registro feito ao vivo, o grupo buscou a imersão para executar o trabalho, mergulhando nos ares da serra catarinense por dez dias. Através do conceito de estúdio móvel trazido pelo Estúdio Araruna, associado ao projeto MUSICASA da artista Tatiana Cobbett, foi possível elaborar, arranjar e gravar durante a estadia em um sítio na cidade de Anitápolis/SC.

Além da inspiração nas montanhas, o grupo também buscou o contraste do mar, gravando por mais quatro dias na Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, bairro com uma paisagem inspiradora da cidade de Florianópolis/SC. O disco traz também a participação dos músicos Carlinhos Antunes, compositor e instrumentista paulista especialista em instrumentos de cordas, o pianista Luiz Gustavo Zago, o baterista Neto Fernandes e da cantora e compositora Tatiana Cobbett. O compositor Alegre Corrêa, referência musical do grupo assina duas faixas do disco.

OUÇA AGORA